Oi meus amores! Os posts de sobre Retirada de vesícula estão recebendo MUITOS comentários : Cirurgia de retirada de vesícula, Alimentação pós cirurgia e Dieta para quem tem pedra na vesícula. Eu fico super feliz de ver vocês trocando dúvidas e ajudando uns aos outros, dentro do que eu posso eu tento sempre ajudar! Já fazem 4 anos que eu fiz a minha cirurgia, eu tinha 19 anos e hoje tem 23, muita coisa mudou! Então eu decidi fazer um post com as principais perguntas que eu tenho recebido, quem sabe ajuda vocês, caso eu demore para responder!

duvida de cirurgia de retirada da vesicual

– Quais alimentos posso consumir antes da cirurgia de vesícula? Estou passando fome com medo de comer e sentir dor.
Depois que descobri o que estava causando as minhas dores, eu cortei TUDO que tinha gordura, tudo mesmo. Manteiga, leite integral, gordura vegetal, qualquer derivada que tinha isso, depois descobri que banana e abacaxi me causavam dores também. Minha alimentação consistia basicamente em:
café da manhã: Leite desnatado com café, pão integral com creme de ricota e uma fruta, ou suco, ou iogurte desnatado.
almoço/ jantar: filé de frango frito sem óleo ou azeite/arroz feito sem azeite (minha mãe adaptou muitas receitas para mim)/salada de folhas e legumes/ macarrão com molho de tomate, tudo feito sem óleo, panqueca de ricota (sem óleo), e muitas outras coisas, minha mãe foi adaptando e tirando a gordura das refeições principais, eu levava quase sempre marmita para não ter problema, quando não podia levar, comia salada e frango/peixe.
lanches entre refeições:
Doces: Geléia, sorvete de iogurte sem gordura, doce de banana feito em casa – aliás, comi muito doce feito pela minha mãe a partir de frutas. Mas, minha mãe se superou muito, um dia ela fez um rocambole com pão de ló, e pasmem, ela raspou com uma faca toda parte debaixo porque untou a fôrma com margarina.

Eu não teria conseguido ficar bem sem todo o apoio e carinho da minha mãe! Eu não passei fome, mas emagreci 6kg na época – tava precisando fazer uma dieta dessa de novo, sem motivo de doença, claro!

– O que você fazia nas crises de dor?
Eu tomava buscopan composto, se não resolvesse (o que na maioria das vezes não resolvia), eu ia para o hospital tomar buscopan na veia. Em um mês de espera pela cirurgia, eu ia pelo menos 1x por semana no hospital para tomar remédio na veia =/ não tem o que fazer gente, mesmo que você tome cuidado, vai doer, você só pode tornar a dor mais suportável. Sentia muito enjoo também, então normalmente eu tomava um combo com outros remédios.

– É normal sentir dor no abdomên depois da cirurgia? Que outras dores você sentiu?
Depois da cirurgia por uma semana eu senti desconforto, além de você ter retirado um órgão, sua alimentação vai aos poucos voltar ao normal e seu corpo estranha. Meu abdomên ficou duro também, inchado, eu tomei muito chá de erva doce e hortelã nessa época, para evitar ficar me entupindo de buscopan e luftal, deu certo! Mas, a dor mais intensa de todas foi no ombro, na cirurgia é utilizado um gás para inflar a barriga, segundo o médico que me operou, esse gás sobe para os ombros, ás vezes, e até ser absorvido pelo corpo, dói. O primeiro mês, em geral, você vai estranhar seu corpo. Mas, se sentir muita dor, não hesite em procurar seu médico!

– Pode fazer exercícios antes da cirurgia?
Eu fiz até uma semana antes, se você não sentir dor e desconforto, não acho que tenha problema. Mas, lembre-se de perguntar sempre ao seu médico, sobre o seu caso em específico.

– Quanto tempo você ficou de repouso depois da cirurgia?
4 dias, mas foi burrice ok? Fui trabalhar porque meus chefes estavam pressionando e passei mal no trabalho. Eu diria que uma semana é um bom tempo para você se recuperar, exercicío físico depende de cada médico, o meu me indicou de 10-15 dias para voltar. Afinal, cada organismo é diferente.

– Cicatrizes da cirurgia de vesícula, como são?
Hoje, eu nem vejo as minhas cicatrizes! Foram 3, uma de +/- 1,5cm e outras 2 que são bolinhas como pontinho feito com caneta sabe? Elas são esbranquiçadas e como eu sou BEM branquela, não dá para ver. Minha cirurgia foi videoparalacospia e eu não levei pontos, foi utilizado cola de cirurgia estética para fechar os buraquinhos.

– O que pode tornar a cirurgia perigosa?
Só seu médico pode dizer as condições de operação, o normal é que ele peça exames completos! Eu fiz de tudo, acho que o mais importante, foi cardio para saber se meu coração estava em bom estado.

– Quais os efeitos da anestesia?
Eu acordei branca, minha mãe começou a chorar como se não houvesse amanhã, é normal você ficar sem cor e demorar para voltar a ver sua cor normal no primeiro dia. Eu tremia e sentia muito frio, me disseram que isso era a anestesia, também te deixa bem mole. Pelo menos, esses foram os efeitos em mim!

– Onde e com quem você fez sua cirurgia de vesícula?
Eu fiz no Hospital São Camilo, unidade Santana, com o Dr Jairo de Oliveira Patrício.
Contato do Médico: 2594-7247
Na época, eu tinha o plano de saúde da Sulámerica, foi super sorte! Estar trabalhando em um lugar que me deu um bom plano de saúde, pelo SUS é mais complicado. Algumas pessoas me disseram que no sus só fazem abrindo a barriga inteira =/ e deixando pontos.

– Qual o valor da cirurgia de vesícula?
Eu não sei porque fiz pelo plano, mas lembro vagamente quando estava assinando os papéis que era algo em torno de 8 mil reais, isso há 4 anos atrás.

– Quais foram os efeitos da cirurgia na primeira semana?
Olha, eu diria que esses efeitos me perseguiram no primeiro ano! Meu organismo demorou para entender o que estava acontecendo, eu tive intolerância á MUITOS alimentos, era horrível, tinha dor de barriga o tempo inteiro e fortes dores de estomâgo. Era instântaneo, comer e correr para o banheiro. Abacaxi era comer e rolar no chão de dor! As dores passaram com uma semana, que eu citei acima, logo voltei a não me sentir cansada, porque voltei a me alimentar normalmente.

– O que a cirurgia mudou, hoje, depois de 4 anos? 
Hoje, eu ainda não consigo comer até estufar e passar mal sabe? Simplesmente, não cabe! Mas, as intolerâncias sumiram. Não tenho mais isso de comer e correr para o banheiro, graças á Deus! Mas, infelizmente, eu engordei tudo e muito mais, não por culpa da cirurgia, falta de vergonha na cara mesmo! Até hoje brigo para beber 2l de água, mesmo sabendo que esse foi o motivo maior de ter ficado doente. Espero que vocês se deêm melhor nesse quesito do que eu!

Dicas:

– Fique calmo! Se você seguir todos os cuidados médicos e não deixar virar pancreatite, tudo vai dar certo! Tenha medo de Não operar, não da cirurgia, ela vai salvar sua vida!
– O que engorda não é a cirurgia, é a sua falta de vergonha na cara 🙂 ! Conheço muita gente que operou e não engordou, e que tem um metabolismo parecido com o meu, é só você segurar a boca.
– Apesar da internet ser ótima para trocar dicas, sempre procure um médico, aqui dividimos experiências, mas ninguém é profissional. Cada caso é diferente, afinal, seu corpo não é igual ao de ninguém.

Algumas dicas em vídeo para você que está passando pelo processo de descoberta de pedras na vesícula, qualquer dúvida é melhor mandar mensagens lá pelo Youtube que eu acabo vendo mais rápido! – E se gostar do conteúdo, inscreva-se no canal:

Categorias: Dicas de Saúde, slider, Sobre doenças | Post por:
  1. […] Ainda tem dúvida? Acesse o post de perguntas e respostas sobre cirurgia de retirada de vesícula […]

    • vania regina stapassolli miranda disse:

      eu fiz retirei a visicúla a 2 anos até ai eu engordei 14 quilos mas tenho diabetes baixo e não como nada tem dias que passo o dia todo sem comer nada não sinto fome e não emagreço de jeito nenhum e quando eu concigo comer é muita salada não tenho vontade de comer doce só salgado e adoro frango não posso comer peixe sou alérgica quando como carne é assada e oque eu faço e quando sai do hospital o médico disse que podia comer de tudo e ai pode me responder obrigada

      • stehb disse:

        Vania, passar o dia todo sem comer não pode!!!! Isso engorda na verdade, o ideal é ter uma dieta balanceada com frutas, legumes, se você tem alergia procure uma dieta para vegetarianos, converse com um médio, mas jamais fique sem comer!

    • Cristiane disse:

      Internei hoje 26/02/2016 as 05:00h e fui operada as 07:00h. Super tranquilo. Um pouco de dor normal no abdômen, recusei a morfina pq passo muito mal e tomei dipirona. Se alguem precisar de um cirurgião super indico o meu Dr. Danilo Castellani Nogueira.

  2. Thabata disse:

    Fiz a cirurgia de retirada da vesícula a uma semana e amanhã retiro meus pontos. Ainda estou sentindo um pouco de dor quando faço algum esforço, tipo:levantar e sentar, respirar fundo, tossir e espirrar. Além da retirada da vesícula o médico descolou o fígado que estava colado na parede do abdômem (segundo o médico fruto de algum trauma – queda na infância) então estou muito na duvida com relação a dieta e ao repouso até, por

  3. Thabata disse:

    Fiz a cirurgia de retirada da vesícula a uma semana e amanhã retiro meus pontos. Ainda estou sentindo um pouco de dor quando faço algum esforço, tipo:levantar e sentar, respirar fundo, tossir e espirrar. Além da retirada da vesícula o médico descolou o fígado que estava colado na parede do abdômem (segundo o médico fruto de algum trauma – queda na infância) então estou muito na duvida com relação a dieta e ao repouso até, porque o médico só me mandou nao comer fritura e evitar alimentos gordurosos. To meio perdida, kkkkk…

  4. Rosangela disse:

    fiquei mais tranquila com o que falou tambem não curto muito agua, mas tomo muito suco e café, ajuda??
    estou fazendo exames pra me operar…bjuuuuuu

  5. cristiane disse:

    Ola!! tudo bem estou procurando informações a respeito do que comer depois da cirurgia e queria saber se vc tem alguma dieta pra me indicar

    • stehb disse:

      Cristiane, a dieta que eu fiz foi 0% de gordura. Eu comia só alimentos sem gordura e isso me mantinha menos dolorida, mas é bom você sempre falar com um médico porque essa dieta te deixa sem energia. Dá uma olhada nesse post aqui onde eu falo tudo que eu comia +/- para te inspirar http://naovaledesistir.com.br/dieta-pedra-na-vesicula/

    • Elen disse:

      Manha:
      Cha de camomila
      Torrada integral
      Ricota

      Lanche:
      Mamao

      Almoço:
      Arroz integral
      Brocolis
      Legumes
      Carne assada, peixe ou frango (grelhados)

      Lanche:
      Cha de camomila
      Biscoito maizena

      Janta:
      Igual o almoço

      Ceia:
      Gelatina

      Fiz a minha tem uma semana e esssa foi a dieta. Estou me sentindo super bem. Nao tenho dor. E ja consigo me movimentar tranquilo com cuidados . Nao pego peso de jeito nenhum, nem lavo louças e nem varro casa. Isso tudo ajuda na recuperação.

      Espero ter ajudado.

  6. JACIRA disse:

    Tenho pedra na vesícula e devo o operar ano que vem pois não tenho plano de saúde.Pode me dizer o que comer de manhar?tomo café preto e depois faço suco com maça banana inhame e ensure(suplemento).Quero saber somente uma receitinha para parte da manha.Sei que é gordura zero., mas não tenho uma dieta comer de manha , comer isto a noite…
    AGRADEÇO SE ME AJUDAR.
    JACIRA

    • stehb disse:

      Jacira, eu nunca fui uma pessoa muito regrada. Mas, o que eu comia de manhã era café com leite desnatado, pão integral com queijo branco ou com geléi, outra opção é Corn Flakes com Iogurte desnatado 0% de gordura! Comer frutas é sempre bom, eu não sei o que o suplemento tem na composição, na dúvida conversa com seu médico.

  7. CARLOS A DE C REZENDE disse:

    FIZ A CIRURGIA DE VESICULA, NO DIA 28 DE AGOSTO DESSE ANO DE 2015. GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO APÓS A CIRURGIA PODEREI FAZER SEXO/E/OU ME MASTURBAR? E QUANTO TEMPO APÓS A CIRURGIA, PODEREI VOLTAR PARA A ACADEMIA PARA FAZER MUSCULAÇÃO.
    GRATO,
    CARLOS.

  8. Marcelo disse:

    Oi a minha dúvida é como ficar na hora da cirurgia,o modo que se veste e se coloca sonda.

  9. Pamella disse:

    Oi eu fiz a cirurgia da vesicula tem 9 dias eu queria sabe se eu come benrigela refogada vai me fazer mal,estou de dieta e tbm estou com os pontos minha cirurgia foi feita por video e tenho mts duvidas dos alimentos qe eu posso comer.

  10. Juliana disse:

    Ola sou Juliana, comecei a sentir dor no comeco desse ano. Achei que era gastrite, fiz endoscopia deu que era uma leve gastrite. Ai foi passando tempo as dores ficaram mas fortes fiquei um bom tempo indo pro hospital um dia sim e outro nao fiz a ultrassom da vesicula deu pequenas pedrinhas. Ja perdi 14kg nao como nada ate por medo é ja fui no hospital das clinicas usp em varios hospitais é eles alegam que nao fazem cirurgia se a vesicula nao tiver inflamada. Que é pra mim tomar buscopam em comprimido de 6 em 6 horas se nao passar ir pro ponto socorro. A sua estava inflamada? Eu nao sei mais o que fazer. Vc pode me falar se quando vc operou se a sua estava inflamada

    • stehb disse:

      Oi Juliana. Que absurdo isso de só fazer cirurgia com a vesícula inflamada!!! Quando ela inflama já é perigoso, a minha não estava inflamada, mas estava em uma situação de quase e por isso meu médico pediu urgência na minha cirurgia para que eu não corresse nenhum risco. Se você está tendo crises, precisa de cirurgia.

  11. katia disse:

    Eu gostaria de saber qual alimentação certa para comer depois da cirurgia da visicula. Obrigada!

  12. ELENIR PEREIRA GONÇALVES disse:

    Eu fiz a cirurgia em 02/03/16 e moro num sobrado, portanto, inevitável não subir escadas, porém não subi nos três primeiros dias, agora é quase impossível, gostaria de saber se isso pode me prejudicar de alguma forma, já me sinto bem, só sinto umas fisgadas nos pontos do umbigo.
    Obrigada

  13. Jussara disse:

    Olá,
    Minha cirurgia e amanhã, e estou com muito medo!
    O médico e maravilhoso, o hospital é bom, mas estou tão tensa.
    Obrigada por dividir sua experiência.

  14. Marjorie disse:

    Q intolerancia alimentar e essa q vc relata Steh? O que nao pode comer? E parabens pelo blog

    • stehb disse:

      Eu passo mal comendo algumas coisas, até hoje, anos depois da cirurgia ainda sinto mau estar com abacaxi e com banana, por exemplo. Podem variar!

  15. Marjorie disse:

    Tinha mandado essa mesma mensagem ontem mas apagou nao sei porque, gostaria de ficar sabendo de eventuais limitacoes, qual e problema eu querer saber isso, vi mais comentarios sobre a cirurgia e o pos cirurgico, mas ninguem fala como fica a vida da pessoa depois, se ha algo q tenha q deixar de fazer

    • stehb disse:

      Não apaguei seu comentário, como disse no anterior, vida corrida. e dificuldade para aprovar tudo. Eu não deixei de fazer nada! Tudo normal, eu operei há 5 anos e minha vida não mudou, minha saúde continua a mesma – melhor, na verdade, porque tomei vergonha na cara, mas ainda tenho um caminho longo! Cada pessoa reage de uma forma. No meu caso, apenas tenho um mau estar com frutas ácidas como o abacaxi e até hj não sei porquê, mas banana nanica também. Mas, só isso! De resto, vida normal.

  16. Marjorie disse:

    Como pode um comentario ficar varios dias aguardando moderacao issso e censura demais

    • stehb disse:

      Pode ficar dias aguardando quando a pessoa que administra o blog trabalha muito e várias horas por dia. Não é censura, infelizmente, muitas pessoas fizeram mau uso desse local e precisei moderar, porém, minha vida é corrida. Quero ajudar á todos, mas não posso deixar esse espaço como público.

  17. ADRIANA SALES disse:

    Minha mae reirou a vesicula e a médica mandou ela tomar remedio de vermes de 6 em 6 meses isso ta certo? por que fui numa médica que disse que remedio de vermes só toma 01 vez ao ano

  18. lucia disse:

    só quero saber se eu posso tomar café pois hoje estou com 9 dias operada da vesicula.

    • stehb disse:

      Eu tomava! Mas, toma em excesso porque seu organismo está se readaptando

      • Boa noite.. Ha um mes atras vivia no hospital tenho plano da Unimed ficava umas oito hiras la tomando remedio na veia faziavtidis is exames urina; sangue e ultrassom deu pedrinhas na vusucula. Procurei o cirurgiao que nao exitou em me operar marcamos a cirurgia estava bem esralada no quarto ate que a enfermeira venho me buscar chegando no bloco os enfermeiros e o anestesista me preparam.No bloco o Medico comecou a cirurgia com video onde pelo umbigo e feito onde tres ponto são feitos. O medicoviu coisa q estranha virou a camera e contatou que a Apêndice havia estourado então fez a cirurgia da Apendice deixando pra daqui a um mes fazer a cirurgia da Vidicula. Estou com menos de um mes de cirurgia de visicula a cirurgia foi muito bem..So que sinto tudo diferente no meu organismo tive tontura e enjoo muito e vomitos não tenho apetite de vez enquando sinto vontade de comer coisa diferentes ate parece que to gravida mais sei que não eh..Estou na menopausa tenho 55anos talvez seja pela nestesiavque fiz duas cirurgia diferença de um mes emagreci antes de vir pra cirurgia eu pesava 78kilos agora estou com 70kilos queri fazer meus exercicios de academia não vejo a hora .Não sei se devo?? Quando se deve fazer os exercicios de academia? Um abraço pra vc boa recuperacao pra vc.???

  19. Josi disse:

    Fiz cirurgia para retirar a vesícula há 26 dias, mas a minha cirurgia foi a aberta levei 24 pontos, gostaria de saber quando posso voltar a trabalhar? Sou promotora de vendas e estou fazendo degustação então tenho que ficar com aquela bandeja pendurada na minha barriga, não sei o que fazer?

  20. Alessandra disse:

    Retirei a visicula à 2 dias gente…to com MT dor e desconforto ainda…o médico receitou dipirona p dor…será q posso tomar buscopan??

  21. Josilene disse:

    vou operar a vesícula por vídeolaparoscopia e também retirar 2 cistos nos ovários sou massoterapeuta quanto tempo posso voltar a trabalhar?

  22. Amanda disse:

    Tenho 10 dias que fiz a cirurgia de retirada da pedra na vesícula e quero saber se tem algum problema em usar sutian?

  23. May disse:

    A dor no ombro é fod@#. Fiz uma semana hoje e me queixo bastante 😫

  24. May disse:

    Gente😬😬😬 juro que pensei que me derrubaram da maca no bloco cirúrgico kkkk quanta ignorância a minha.kkk quando acordei na anestesia a primeira coisa q fiz foi gritar,MEU OMBRO DOI MUITO!!! depois veio a dor abdominal. Mas após eu ser medicada passou .Só a dor do ombro que não. Aff . Foi bom a sua informação amiga obg dessa eu não sabia.😘😘😘

  25. Alda fran disse:

    Ola boa noite
    Faz 4 dias hoje que diz minha cirurgia de pedra na vesícula. Super tranquila! Fiz a vídeo no hospital da fap campina grande PB. A recuperacao tá sendo muito tranquila mesmo so sinto minha barriga inchada e dificuldade de respirar na realidade fico como quem está cansada. Mas é bem melhor se livrar desse órgão pois estava me matando.

  26. Alda fran disse:

    Fico só receosa se vou engordar após a cirurgia como muitas pessoas falam. Será que a falta desse órgão acarretar o fator de obesidade? Alguém que já fez a cirurgia já engordou por causa disso?

  27. Russinha disse:

    Eu operei a visicula faz três meses,e eu não sinto nd só q estou engordando muito já engordei 7 k em três meses estou preocupada …E como de tudo e me sinto bem.

  28. Diene disse:

    Meu filho vai fazer a cirurgia de vesicula dia 6 de junho ele ta com tose ..pigarro ele pode toma amoxilina…. ele ja tomou ante alegico e nada de melhora

  29. Bianca disse:

    Fiz a retirada da vesícula de forma convencional tem 17 dias hoje foi tomar banho sem querer arrancou a casquinha e ficou saindo um líquido amarelo mais não estou sentindo dor queria saber se isso é normal?

  30. Fernanda Gonçalves da Silva disse:

    Olá eu tenho 28 anos e tenho pedra na vesícula ainda não fiz minha cirurgia pois o medico falou que tenho que perde peso primeiro, pois e muito arriscado fazer essa cirurgia,sendo que já fui internada 2 vezes.a primeira tive colecistite aguda,Gostaria de saber se isto de fato e necessário,pois ainda tenho crises.

  31. Ivanildo disse:

    Sou cantor e fiz a retirada da vesícula há 60 dias. Quando posso voltar a cantar?

  32. Vitor Silva disse:

    Eu fiz a minha cirurgia a 1 ano, será que posso comer carne frita?

  33. Cleide Sanches disse:

    Bom dia! Fiz a cirurgia tem 9 meses, e as vezes sinto fortes dores, é normal?

  34. Moni disse:

    Olá, fiz a cirurgia me senti muito mal nos 7 primeiros dias hj com mais de 20 dias estou quase 100% a minha barriga parece nao ter desinchado toda ainda nao me sinto como era, espero q logo me sinta bem

  35. HIOLANDA disse:

    Olá, quero compartilhar um pouco com vcs sobre minha cirurgia de vesícula. há três meses fiz essa cirurgia, ocorreu tudo bem, tive um repouso de 30 dias, mas agora depois de 3 meses, sinto dores quando deito de lado esquerdo, sensação muito ruim, outro sintoma é as dores na barriga, sinto também como se fosse uma câimbra fortíssima. Mas já marquei com o mesmo medico que fez a minha cirurgia.

Comentários