Como eu já citei, uma das razões de eu começar a me preocupar com a minha alimentação de verdade foi ter “ficado doente”, foi ai que eu comecei o meu blog e depois tive a ideia desse aqui com a Juh, acabei vendo como uma oportunidade pra criar um blog que iria me ajudar a aceitar melhor o que está acontecendo e talvez, ajudar pessoas que também venham a passar pela mesma coisa.

Então vamos pelo começo, quando pequena eu era beeeem gordinha sempre tive hábitos alimentares horríveis, dores de estômago fazem parte da minha vida há um bom tempo (inclusive, depois da cirurgia eu ainda sinto e estou a procura do que causa isso).
A realidade é que você sempre diz que vai mudar sua alimentação mas a preguiça e a comodidade são maiores que a determinação, no meu caso essa vontade de mudar alimentação era impulsionada pelo desejo de emagrecer (quem precisa ser saudável, né? haha), mas tanto adiei esse projeto de vida que precisei ficar doente pra tomar vergonha na cara – e hoje, um ano após a doença ainda preciso de vergonha hahaha.

  • Pra que serve a vesícula?

Foi a primeira pergunta que eu fiz quando a médica me disse que haviam pedras (cálculos) dentro da minha vesícula. Pesquisando por ai e conversando com os médicos eu descobri que a vesícula é o órgão que armazena a bile, um liquido produzido pelo fígado que ajuda na hora da digestão e absorção de gordura.

vesicula

  • Por que surgem pedras na vesícula (cálculos biliares)?

Essas pedrinhas surgem quando você consome pouca água e muita gordura, o site do Drauzio Varella compara a formação das pedras com você pegar um copo d’água e colocar várias colheres de açúcar, sabe os grãozinhos que juntam no fundo do copo? O mesmo acontece na vesícula. Resumindo, dona Steh aqui esqueceu a lição de beber 2 litros de água por dia, e achava que chocolate todo dia não irá machucar.

pedras-na-vesicula

  • E agora?

Quando fiquei doente tive que mudar muito minha alimentação retirando todos os alimentos que possuem qualquer tipo de gordura, mesmo a dita “gordura boa”, a retirada da vesícula foi preventiva porque se você retira só as pedras há um risco de que as pedras voltem e causem pancreatite que é uma doenã bem séria.

Categorias: Dicas de Saúde, Sobre doenças | Post por:

Comentários