Toda mulher um dia já fez alguma dieta, que jogue a primeira pedra aquela que nunca se olhou no espelho e achou que precisava fechar a boca um dia antes daquela festa maravilhosa que precisava um vestido a altura.

A questão é, quando você realmente está acima do peso e seu IMC ruim e você decidi tomar uma atitude, normalmente, escutará de todos os lados que é necessário cortar o mal pela raíz e ir pra um programa militar de dieta no qual você começa com desintoxicação e fecha a boca de vez, qualquer coisa que contenha açucar é o seu maior inimigo, chupar um pirulito é um furo HORRÍVEL na dieta.

Eu tentei fazer essas dietas também, mas falhei, comecei a passar mal e ficar com um humor DO CÃO por não poder comer o meu tão amado chocolate. Vivi a minha vida fazendo dietas e no efeito sanfona, até que ficar doente e precisar cortar tudo durante um mês e emagrecer 6kg me fez perceber que aquilo me fazia triste e que fazer dietas extremas não me fazia bem. Então, depois que fiquei boa, decidi que meu objetivo seria encontrar o meu termo e seguir o mantra: não vale desistir.

dieta sem extremos maça e chocolate

Eu descobri que posso ser feliz e emagrecer, comendo salada de dia e me sentindo feliz com um bombom a noite. Todo extremo faz mal, todo tipo de restrição extrema é ruim. Pense que você é sedentária e nunca correu na vida, um dia você acorda e decide que precisa correr, se mata de correr sem desistir por 30 minutos, o que vai acontecer? Provavelmente, você vai ficar muito cansada, sentir dor no corpo todo e a probabilidade de você desistir é 95% a não ser que você goste de sentir dor. Com dieta é o mesmo, se você está acostumada a levar uma alimentação desregrada e do nada decidir mudar e ser radical, as chances de falha são maiores. Pessoas que seguem a risca “isso é falta de vontade/determinação” que me perdoem, mas determinação se constrói e ser radical não é a solução.

frutas na alimentação saudavel

Comece uma dieta sem surtos, faça sua meta e não se desespere… Não queira recuperar maus hábitos de uma vida toda em um mês, leva tempo, não é só emagrecer é mudar o seu estilo de vida e como você vê sua vida. Comece com algumas atitudes como:

  • Determine sua meta
  • Estabeleça um tempo médio para atingí-la (isso ajuda a manter o foco, mas não exagere para não mudar isso para pressão)
  • Faça uma lista de coisas para mudar em primeiro momento, monte níveis para passar… como em um jogo, comece no nível fácil até ter força suficiente para o nível difícil.
  • Faça uma relação de presentes para si mesma por cada objetivo alcançado.

Dicas de mudanças de primeiro nível (comece reduzindo a quantidade de coisas que você costuma consumir e te fazem mal).

  • Beber 2 litros de água.
  • Beber refrigerante apenas no final de semana, ao invés de em todas as refeições da semana.
  • Comer 2 bombons por dia – pequenos ao invés de uma barra.
  • Incluir frutas e vegetais no seu cardápio.
  • Substituir o leite integral por semi-desnatado, ou semi-desnatado por desnatado.
Quanto aos exercícios, se você não quer ir á uma academia ou não tem tempo. Baixe um programa de exercícios na internet ou se comprometa a dar uma volta pelo seu bairro de 30 min pelo menos 3x por semana.
E lembre-se :em uma dieta saudavel não existe comidas proibidasUma vida saudável não precisa ter comidas proibidas, tudo é permitido DESDE QUE seja de forma moderada. Coma as coisas que te dão prazer e te façam feliz, seja uma pessoa saudável e feliz, não magra e mau humorada. Descubra a saúde aliada a felicidade =) 
Categorias: Dicas de Saúde, Dietas, slider | Post por:

Comentários