Em todas as dietas que eu já fiz, todas as vezes que eu tentei entrar na reeducação alimentar e mesmo quando eu precisei fazer a cirurgia da retirada da vesícula, o que mais me fez sofrer e sempre desistir é o Açúcar, doces são meu ponto fraco, aliás fraquíssimo. Eu tenho uma séria dependência de doces e como a maioria das pessoas, costumo descontar problemas emocionais no açúcar, e é isso que quero e vou mudar daqui pra frente.

Woman in pink lipstick biting large chocolate bar

Vários estudos comprovaram que o vício em açúcar é comparado com o vicio em drogas, tão forte pode se tornar a compulsão alimentar por ele. Eu sempre soube que ele faz mal, mas sabem aquela informação que a gente sabe que deve pesquisar, porém, fica fugindo dela? Haha é rir e chorar ao mesmo tempo, mas decidi de uma vez por todas pesquisar os malefícios do açúcar em excesso para que isso pudesse me ajudar a parar com o vício, essas são as informações que eu vim compartilhar com vocês.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de açúcar não ultrapasse 10% das calorias ingeridas no dia. Dentro de uma alimentação saudável, isso equivale a 50 gramas ou cinco colheres de sopa. No entanto, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o consumo de açúcar pelo brasileiro corresponde a 16,7% do total de calorias diárias, ou seja, 67% a mais do que o indicado. ” (Fonte: Extra, Globo.com / Abuso de açúcar pode provocar rugar, dor muscular e baixo astral.)

vicio em açúcar riscos de açúcar

Problemas  relacionados (direta ou indiretamente) ao consumo excessivo de açúcar

Sensação de Fome
Alimentos com alto teor de açúcar causam picos de glicose no sangue, para compensar essa anormalidade, nosso organismo libera muita insulina para facilitar a entrada da substância nas células. Assim, os níveis de glicose caem bruscamente, essa alternância dos níveis de açúcar no sangue causam a sensação de fome.

Alterações no sistema nervoso
O açúcar refinado não possui vitaminas e nem minerais, ou seja, não contribuí em nada para o nosso corpo. Porém, para que o nosso organismo possa metabolizá-lo, utiliza nutrientes como o cálcio e a vitamina B1, cujas deficiências podem causar alterações no sistema nervoso, o que pode resultar em: cansaço, irritabilidade e até perda de memória (será que esse é o motivo da minha memória horrível?!)

Envelhecimento Precoce
O excesso de glicose no sangue pode desencadear o processo de glicação, quando a molécula de glicose se liga à moléculas de proteína (colágeno e elastina, por exemplo) tornando-as rígidas e sem elasticidade. Na pele isso causa envelhecimento precoce.

Problemas na digestão 
O açúcar dificuldade a absorção de nutrientes, quanto mais açúcar se ingere, mais nutrientes são prejudicados. Isso caus deficiência de cálcio, magnésio, ferro e vitaminas do complexo b.

Mudança no funcionamento do intestino 
O açúcar rouba àgua para o intestino, acelerando o trânsito o que pode causar diarreia, além disso,  o açúcar aumenta a fermentação o que ocasiona desconforto abdominal e gases.

Categorias: Dicas de Saúde, Pessoal, Sem categoria, slider | Post por:

Comentários