Estava distraída passando o tempo no Facebook, quando dei de cara com uma publicação da  Vice que já é conhecida pelo jeito um tanto polêmico de falar sem filtros sobre diversos assuntos. O post me levou até o vídeo de um documentário de 17 minutos que fala sobre a semana de moda do Caribe e como as mulheres da Jamaica fazem clareamento de pele, você sabia que elas fazem isso? Bem, eu não sabia.

clareamento ilegal da pele

Confesso que conforme o vídeo passava comecei a sentir um certo incomodo no meu estomago, ficava cada vez mais claro, como a própria jornalista ressalta que para essas mulheres os riscos de saúde que podem ser causados pela prática de clareamento da pele não importam, tudo vale em nome da beleza… Ou daquilo que é considerado por uma maioria como beleza ideal.  Os riscos assumidos não são pequenos, entre eles estão, atrofia de membros, queimaduras químicas  acne das piores, estrias e até mesmo efeitos nocivos permanentes como diabetes e síndrome de cushing.

 “Ás vezes nós arriscamos e compramos um produto de marca desconhecida. Não sabemos o que vai acontecer com o nosso rosto ou corpo, mas arriscamos mesmo assim”.

O fato é que mulheres do mundo inteiro tem algo em comum – a perda de noção a procura da beleza. Ficar horas sem comer, fazer dietas malucas, passar produtos no cabelo que você nem sabe de onde veio e como vai causar. E eu não me excluo disso, mas com o passar do tempo eu percebi as coisas que me fazem mal e tento ao máximo não pilhar… A verdade é que a mídia e a sociedade em geral impõe um modelo e isso acaba mexendo com o emocional.

O documentário tem 17 minutos e vale a pena, você não vai encontrar imagens fortes de danos causados pelo clareamento. Mas, pode como eu se questionar até que ponto mulheres chegam para alcançar um “ideal” de beleza.

Categorias: Polêmicas, slider | Post por:
  1. LIVIA VIEIRA disse:

    APOS CLAREAMNETO DE PELE COM PEELING VULCAN ICE E LUZ INTENSA, FIQUEI C FERIDAS NO LOCAL DAS MANCHAS. COM A PELE SUPER RESSECADA, QUE DESPRENDE PELE NOS CANTOS DO NARIZ E DA BOCA, ESTOU A PONTO DE COMETER SUICIDIO E ALERTO AS PESSOAS QUE CLAREAMENTO DE PELE PROVOCA ECZEMAS, ALERGIAS E CANCER DE PELE

Comentários